Conquistar a liberdade financeira está entre os principais objetivos de muita gente, mas será que você sabe o que é preciso fazer para alcançar esse objetivo?

Para entender o que significa liberdade financeira e como conseguir a sua, é importante ficar atento a algumas dicas. Isso porque provavelmente você nem tenha ideia do que é preciso para chegar lá.

Antes de mais nada, é preciso saber que há diferenças entre liberdade financeira e independência financeira – vamos explicar logo abaixo.

A confusão entre os dois termos é comum, por isso não se preocupe se ainda não entende as diferenças.

Por isso, continue a leitura e entenda como assumir o controle das suas finanças e ter a liberdade financeira tão sonhada. E tem mais:

– O que é a liberdade financeira?

– 6 passos para conquistar a liberdade

– Passo 1: Entenda seus gastos

– 2: Faça um planejamento financeiro

– 3: Entenda seu perfil de investidor

– 4: Conheça os principais tipos de investimentos

– 5: Invista com inteligência

– 6: Seja organizado, comprometido e acompanhe sempre

– Bônus: Saiba mais sobre o mundo dos investimentos

Boa leitura!

O que é a liberdade financeira?

Como falamos, há uma diferença de significado entre os termos liberdade e independência financeira. Por isso, o primeiro passo é entender exatamente o que cada uma significa.

A liberdade financeira é o fato de você conseguir decidir como e o que quer fazer para acumular patrimônio e organizar as suas finanças. Ou seja: as decisões sobre o seu dinheiro estão nas suas mãos.

Quando isso acontece? Um bom exemplo é você poder recusar um cliente ou emprego em determinado momento da vida. Isso quer dizer que você pode fazer escolhas sobre o seu dinheiro de forma mais tranquila e calma.

Vale ressaltar que isso não significa que você já alcançou tudo o que gostaria e não precisa mais trabalhar para ganhar dinheiro para viver.

Quando você já acumulou o valor necessário para não precisar mais se preocupar com dinheiro é o que chamamos de independência financeira. Quem alcançou esse patamar não precisa mais de salário e nem depende de outras pessoas para viver.

No caso da liberdade, a ideia é ser livre financeiramente. Poder fazer as escolhas de acordo com as suas vontades, não necessidades. Viajar mais, ter um emprego mais agradável e fazer aquilo que mais gosta de fazer.

6 passos para conquistar a liberdade

Se você gostou da ideia de ter liberdade financeira para viver a vida como achar melhor, vamos mostrar agora dicas práticas para que você alcance esse objetivo.

Importante ressaltar que os 6 passos que vamos apresentar a seguir vão te ajudar a organizar as finanças e investir seu dinheiro de forma inteligente. Mas só se você se empenhar e seguir à risca as nossas dicas.

Vamos lá?

Passo 1: Entenda seus gastos

Você sabe como está a sua vida financeira? Suas contas estão em dia e você consegue fazer o dinheiro sobrar no fim do mês?

Se as respostas para essas perguntas for sim, você está no caminho certo.

Mas, se as respostas forem não, fique tranquilo. Só depende de você organizar a sua vida financeira e essa não é uma tarefa complicada.

Quando você tira um tempo para organizar as suas finanças e entender o que entra e o que sai da sua conta, fica mais fácil ter a visão geral da sua vida financeira.

E você pode se organizar da forma que achar melhor. Uma boa alternativa é usar uma planilha de gastos. Preencha todos os seus custos e receitas para ter essa visão ampla.

Depois, você poderá enxergar as possibilidades de corte de custos desnecessários e verificar onde pode economizar. Se for o caso de ter dívidas, trabalhe ainda para quitá-las.

Passo 2: Faça um planejamento financeiro

Com tudo anotado, ficará mais fácil ir para o próximo passo, que é o planejamento financeiro. Ele será o seu maior aliado na missão de alcançar a liberdade financeira.

Aqui, é importante estabelecer objetivos e metas, sempre dentro de um prazo determinado por você.

Quem quer chegar a algum lugar precisa ter um plano muito bem feito para garantir que os objetivos serão alcançados.

Por isso, nesta etapa é importante listar como você pretende aumentar seus rendimentos. E não é só falando em salário, mas sim também em investimentos (vamos falar mais sobre isso na sequência).

Quando se está comprometido com o objetivo, tudo fica mais fácil. Mas não se esqueça: será preciso ter muita disciplina, foco e perseverança.

Passo 3: Entenda seu perfil de investidor

Agora que você já sabe que precisa pensar em investimentos para aumentar seu patrimônio e ver o dinheiro render mais, o primeiro passo é entender como você se comporta neste universo.

Isso porque um investimento pode fazer muito sentido para uma pessoa, mas não para outra. Acontece que os investidores têm níveis diferentes de tolerância ao risco.

Cada investidor precisa entender quais são as próprias necessidades e objetivos ao investir. Com esse autoconhecimento, fica mais fácil entender qual é o seu perfil de investidor.

Ele pode ser conservador, moderado ou agressivo. Cada um deles tem objetivos, rentabilidades e níveis de risco diferentes.

Conhecer qual é o seu vai ser importantíssimo porque vai te direcionar para as melhores oportunidades e te afastar de investimentos que podem ser ruins.

Passo 4: Conheça os principais tipos de investimentos

Com o seu perfil já conhecido, ficará mais fácil conhecer os investimentos e identificar aqueles que mais têm a ver com você.

Mesmo sem ser um especialista, é interessante conhecer as alternativas disponíveis e como o seu dinheiro pode render em cada uma delas.

Para explicar melhor quais são as principais alternativas do mercado no Brasil, sugerimos que leia este post com os 7 tipos de investimento mais conhecidos.

Passo 5: Invista com inteligência

Combinando o seu perfil de investidor com o conhecimento sobre os tipos de aplicações disponíveis no mercado, você está a um passo do sucesso como investidor.

Com informação, fica mais fácil fugir destes 5 erros comuns dos investidores. Afinal, você saberá identificar quando estará diante de uma oportunidade ou de uma ‘cilada’.

Mas caso ainda esteja em dúvida sobre como investir dinheiro e se aproximar dos seus sonhos, leia este outro post aqui.

Passo 6: Seja organizado e comprometido

Ok, agora que você já estudou e sabe como quer investir, mantenha os pés no chão. Não basta só investir e largar o dinheiro lá.

É preciso ter controle sobre os investimentos e ter a noção de que às vezes é preciso mudar um pouco o rumo, caso as coisas não estejam indo como você quer.

Acompanhar os investimentos é uma forma de tomar as melhores decisões e de forma mais rápida. Afinal, o mercado está sempre mudando – inclusive a economia brasileira e global.

Sendo assim, você precisa ter atenção para tomar as decisões certas no momento correto. Tome cuidado com decisões por impulso e evite extremos: não seja nem otimista demais, e nem pessimista demais.

Além disso, é preciso se comprometer com as metas e objetivos que você traçou ao longo do seu planejamento. Isso significa que você precisa seguir à risca aquilo que planejou se quiser de fato alcançar seus sonhos.

Se não fizer nada, o dinheiro não vai se multiplicar sozinho.

Alcançar a liberdade financeira exige organização e paciência. Com foco e persistência, você chegará lá.

Bônus: Saiba mais sobre o mundo dos investimentos

Ainda está inseguro quanto aos investimentos e sobre como e quando começar a investir? Calma, isso é normal.

Muitas pessoas gostam de estudar e assimilar bem as informações antes de começar a colocar em prática. E está tudo bem.

Pensando em ajudar as pessoas que ainda não entendem muito bem por que devem começar a investir e quais são as oportunidades, a XP criou um programa de palestras chamado de XP In Company.

Geralmente, assessores da XP são convidados por empresas para palestrar aos funcionários sobre investimentos. Mas também é possível fazer o agendamento para outros tipos de grupos que queiram entender mais sobre o mundo dos investimentos.

Nas palestras, os especialistas apresentam de forma simples e didática uma cronologia da história econômica brasileira e depois como os investimentos podem e devem fazer a diferença na vida das pessoas.

Quer agendar uma palestra com os assessores da XP? Preencha aqui o formulário de cadastro para que nossos especialistas entrem em contato para entender melhor as suas necessidades e confirmar o agendamento.

Conclusão

Geralmente, parte-se do pressuposto que a vida é algo linear e que o caminho certo é o mesmo para todos.

Fazer faculdade > arrumar um trabalho > comprar carro > ser promovido e ter aumento > comprar uma casa. Essa costuma ser a regra que muita gente segue.

Mas ter a liberdade financeira faz muito mais sentido para você que quer quebrar esse ciclo.

Por isso, apresentamos neste texto algumas dicas importantes para que você se torne livre financeiramente para tomar as melhores escolhas para sua vida.

Liberdade financeira é poder ser quem você é e fazer o que quiser da sua vida.

Se este é o seu objetivo, siga as dicas apresentadas e conquiste a sua liberdade financeira. Se precisar, pode contar sempre com a XP para chegar ao seu objetivo.